tascanight.blogspot.com               " Conversas sem ferrolho !!!? "                         Deseja boas vindas ao visitante                         Passe um momento agradável na nossa companhia   

" Conversas sem ferrolho !!!? ": « Amar um " filho " , sem ser pai ... » *
***********************************************************
* * « EM SITUAÇÃO DE INCENDIO LIGUE 112 ou 117 . Ajude a protejer . » *
***********************************************************
Anúncio sem fins lucrativos , é o café da malta .
*
* SmileyCentral.com " Click aqui para mais informações " SmileyCentral.com
" Como lá chegar "
*
***********************************************************
*
. . * O tempo. Avisos da Protecção civil. Conselhos a seguir. *
* Previsões para os próximos dias *

***********************************************************

Porque pode acontecer a todos nós .

.

Telefone: 282 405 400

e-mail: dic.portimao@pj.pt

***********************************************************

. .
***********************************************************
" agloco " regista-te clica aqui .
***********************************************************

.

-  Edição de 30 janeiro, 2007 -

 

« Amar um " filho " , sem ser pai ... »


Continuação. .

.......................................( VI Parte ) .

.....
Admirado , mas calmo , pois nada de mal tinha feito ... Chico viu dois militares da Guarda Nacional Republicana entrarem . Conhecia-os a ambos , pois há muitos anos cumpriam serviço na aldeia e não eram dos piores , contrariando a ideia vigente . Dando os bons dias com a respectiva continência , dirigiram-se de imediato para o local , onde Chico e Afonso estavam a trabalhar , iniciando o que aparentava ser mais velho , a palestra :
- Chico , o nosso cabo Rosa , pede para quando puderes , que te apresentes no posto , mas se fosse possível era melhor ser já . ( disse o guarda ) .
- Pode-se saber porquê , senhor guarda ? ( perguntou Chico , sabendo muito bem o porquê ) .
- Chico , a nossa missão , é vir aqui dar-te conhecimento das intenções do nosso cabo , mas tu deves saber muito bem o porquê ... ( disse o guarda que aparentava ser mais novo , sem se alongar nas explicações ) .
- Está bem , digam lá ao cabo que irei assim que poder , primeiro vou-me vestir de lavado e avisar a família . ( disse ele sem querer dar importância ao sucedido ) .
Afonso olhava para uns e para outros sem proferir uma única palavra , até que interveio :
- Posso acompanhar o meu primo Chico ao posto ? ( disse ele , de voz um pouco embargada ) .
- Acho que sim , não vejo impertinência nenhuma . ( disse o guarda mais velho ) .
Nesse mesmo instante , surgiu no alpendre a mãe de Chico , que ficou apavorada , quando viu os guardas ali no seu quintal . Perguntando de imediato o que se passava , ao que o guarda mais novo respondeu , que não era nada de grave , coisas sem importância , segundo ele . Entretanto os guardas saíram despedindo-se conforme mandava a lei , fechando o portão de seguida . A mãe de Chico desceu até junto dos dois , e começou com as perguntas , tendo chico explicado o que se estava a passar , enquanto a mãe e o primo ouviam atentamente e embasbacados com tudo o que Chico dizia.
A história do acontecimento , já correra a aldeia de lés a lés . Como é sabido nas aldeias pequenas as noticias correm como o vento , e esta também não era excepção .
Em casa de Custódio , onde se encontrava a Vera e a mãe , a noticia fora recebida com muita tristeza e angustia . Por aí também já havia passado a patrulha da Guarda , vinda de casa dos pais onde não encontraram ninguém , uma vizinha é que dissera onde se encontrava toda a família , tendo sido convocados para deslocação ao posto , conforme acontecera com Chico . Mas de Justino nem sinal .
Era onze da manhã , já se sentia o movimento na aldeia , e o tema de conversa , nos habituais pontos de encontro , era precisamente o acontecido nessa madrugada entre o Chico e o velho Justino . Pois nem um , no esboço dos seus comentários , estava pelo pai de Vera , todos conheciam bem o tipo de homem que ele era , inclusive ninguém gostava de trabalhar para ele , vindo na maior parte das vezes , gente de fora para efectuar os trabalhos nas fazendas . E nas vendas e adegas depois de beber uns copos , arranjava sempre problemas e zaragatas , em que os habitantes evitavam a próximidade dele . Sempre que ele entrava num dos estabelecimentos , os restantes anunciavam a saída . Por aqui pode-se ver na realidade , quem era aquele homem .
Todos se lembravam dos momentos em que Chico tivera de fugir , por ter sido apanhado por ele a cortejar a filha Vera , e as ameaças que então fizera ao pobre do rapaz . E as surras e os castigos que dera na coitada da rapariga . Tudo isto acontecera antes de Chico ir ás sortes . Chico apesar de tudo isto nunca deixara de amar a Vera , ela também nunca deixara de amar o Chico , mas fora obrigada a casar com outro , por imposição do pai .
Até o próprio filho o abandonara , saído de casa para casar com uma humilde rapariga lá da aldeia , e Justino nem sequer fora ao casamento .
Eram estas as conversas que rolavam pela aldeia a esta hora , de porta em porta , nas vendas , lá iam surgindo os comentários .
Entretanto , Custódio e a mãe , deslocaram-se ao posto da Guarda , para comparecer à chamada do cabo , adivinhando o teor da conversa , Custódio e a mãe lá foram , indo a dona Filomena num pranto de choro , já não suportava as atitudes do marido , com a bebida tornara-se num verdadeiro animal . Toda a vida fora um homem bastante difícil, mas desde a chegada da filha , e devido ao motivo , tinha-se tornado impossível de aturar .
Chegados ao posto , foram conduzidos de imediato ao cabo por um sentinela :
- Dona Filomena , Custódio façam favor de entrar , sentem-se . ( disse o cabo , enquanto ajeitava uns papeis em cima da secretária ) .
- Com a sua licença . ( disse Custódio , ajeitando a cadeira à mãe e sentando-se de seguida ) .
- Sabem porque razão aqui os chamei ? ( perguntou o cabo Rosa , em tom amistoso ) .
- Calculamos ... ( disse dona Filomena , com os olhos novamente alagados ) .
- Bem , infelizmente tive conhecimento , de mais devaneio de senhor seu marido , que poderia ter terminado numa tragédia , juntando esta situação , a mais algumas queixas de outros habitantes aqui da aldeia , o caso , está a começar a ficar muito difícil de lidar , tenho evitado intervir , mas agora tenho que o fazer . Não sabem por onde ele anda ? ( disse o cabo calmamente ) .
- Não senhor cabo , ele saiu de madrugada dizendo que ia à caça , e até agora nada sabemos dele . ( disse Custódio , triste e em forma de lamento ) .
- Quero pedir o seguinte , assim que ele chegue a casa , que venha aqui ao posto de imediato , senão terei de mandar uma patrulha lá para o trazerem , o que seria lamentável . ( continuou o agente da autoridade no mesmo tom ) .
- Pode ficar descansado , senhor cabo , eu próprio me encarrego de que isso aconteça . ( Disse Custódio , com amargura ) .
- Não fiquem a remoer o assunto , com isto quero ver se o ponho na linha ... Bem podem ir e a dona Filomena que se acalme ... ( disse o cabo Rosa despedindo-se ) .
- Obrigado senhor cabo . ( disseram mãe e filho ) .
Nesse momento , vinha Chico e o primo Afonso a chegar à porta do posto , encarando com Custódio e dona Filomena , que iam de saída ...

.
.Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência
.
Moinante = A.J.S.B.
Continua brevemente ..

***********************************************************

.
Comentários ( diga de sua justiça ) Tesoiradas : . . .
Já a algum tempo nao passava por aqui e vejo um blog como poucos na blogoesfera muito bom muito agradavel e de facil leitura , merecia muitos mais visitantes e comentários
 
. . .
Por acaso tive uma namorada chamada Filomena que também era alentejana! :)
A história está a ficar porreira!
 
. . .
Aguardam-se novos capitulos!!!
Está a melhorar!!!!

Um Abraço
 
. . .
este justino nunca me enganou .
está formidavel parabéns .
 
. . .
VRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRVRRRRRRRRRRRRRR
 
. . .
Olá!
Já quase estamos a entender o que aí vem. Mas vamos esperar pelos novos capítulos.
Abraços.
 
. . .
Anónimo :
Estou grato pelas palavras tão simpáticas ...

Capitão-Mor : E vai continuar porreira , se assim conseguir ...
volta sempre .

Vilatento :
já estão mais na forja , é só esperar .
saudações .

Walter :
Este Justino é um osso dificil de roer ... Obrigado pela visita .

Morena :
vrrrrr !!!??? Porquê ? Pifou de vez !!!

David :
Fico sempre muito pelas suas visitas , volte sempre ...
Um grande abraço .
 
. . .
Apesar de não estar actualizando o meu blogue não quis deixar de vir aqui pôr a leitura em dia, acho que este romance formava um bom livro, gosto de vivências assim: simples, com gostinho de campo, de tradições tão proprias do nosso povo...é agradavel continuar a ler a saga dessas familias, vamos ver no que vai dar :)
 
. . .
Já se vê que o gajo ficou à rasca, quero dizer à rosca ou será ao parafuso?
É por estas e por outras que a GNR vai fechando os quarteis por esse país fora.
Qualquer dia os malandros t~em o campo livre.
A propósito, como é que te vais safar desta enrascada.
Quero ver
 
. . .
Gaivotadaria :
De facto é o que me cativa nesta história , apesar de ser ficção , provavelmente existiram realidades assim . obrigado pelas palavras e pela visita .

Al Mutamid :
vamos esperar para ver , há sempre forma de dar volta ao parafuso , nem que seja à martelada .
 
. . .
será um best-seller?
formidavel .
continua moinate .
 
. . .
Best-seller , não me faças rir !!!
Agradeço a tua boa vontade .
Abraços .
 
. . .
Olá Moinante!

Comecei a ler teu blog agora; me pareceu interessante e agradável!
Original também pelo título e mouse.
Voltarei aqui, com mais tempo prometo:).

Obrigada pela visita!

Abraços.
 
. . .
Olá Moinante!

Comecei a ler teu blog agora; me pareceu interessante e agradável!
Original também pelo título e mouse.
Voltarei aqui, com mais tempo prometo:).

Obrigada pela visita!

Abraços.
 
. . .
Ola Moinante

agradeço tua visita ao meu jardim.
está aqui um blog apelativo sem dúvída!

Infelizmente não posso ler textos algo longos, por via do problema ocular que tenho que me lmita o tempo ao ecran. Inclusive tenho leitor de ecran como os invisuais mas é bastante lento e não o uso tanto como devia...

De qq modo voltarei a passar.

Um abraço.
 
. . .
Olá moinante!
O prometido é devido, e cá estou eu!
Já cá tinha estado antes mas só agora tive tempo para te responder.
Achei o teu blog interessante, bem conseguido, tenciono voltar sempre que me for possivel.
Obrigada mais uma vez
Beijos
T.Santos (VIRGINIANA)
 
. . .
Pirei de vez??? Vamos lá ver as confianças, não se trata ninguém assim muito menos a mim, né? Piras-te ou quê?
 
. . .
Olá Moinante :)
Cá estou eu, obrigada pela visita :)
quanto ao seu post... tenho de iniciar a leitura no 1º capitulo :)
depois eu comento, combinado? :)
Beijo
 
. . .
Caro Amigo, passei para ver e apreciar o teu blogue, cuja intensidade e qualidade me atrai, em especial este tema de grande actualidade, onde a ficção se confunde com a realidade. Bom fim-de-semana.
 
. . .
Escreves muito bem e vou voltar para ler novos capítulos.
beijos da miss
 
. . .
Gostei de passar por aqui. Voltarei de certo.
 
. . .
olá Moinante!!

A história continua, e está a ficar emocionate! Agora fiquei curiosa! Avisa-me do próximo, porque senão tenho que ler muito quando cá chego! ahahaha

Tudo de bom!



:))
 
. . .
A história está mesmo emocionante!!
Amanhã venho cá outra vez para ler com mais atênção...já tenho as pálpebras a fechar!

Bom fim de semana....e um abraço amigo da
Maria
 
. . .
A história está mesmo emocionante!!
Amanhã venho cá outra vez para ler com mais atênção...já tenho as pálpebras a fechar!

Bom fim de semana....e um abraço amigo da
Maria
 
. . .
estou em pulgas para ler o próximo episódio
bfs
 
. . .
Cá estou eu após o convite deixado no meu blog! Também eu desconhecia a existência do Ferrolho! Após uma primeira visita, vou adicioná-lo no meu blog! Obrigado pela visita e volte sempre!!!
 
. . .
Ora cá estive eu outra vez, para continuar a ler esta história... ou será estória???... sempre interessante! Continua amigo que está cada vez melhor!!!
 
. . .
Meu Caro Amigo,
Vim lhe agradecer sua gentil visita ao meu Blog Entertainment e ao aqui chegar me deparei com essa excitante estória já na VI parte.
Obviamente fui procurar o começo e li tudo ávidamente. Estou aqui ansiosa pelo desfecho de um amor tão belo e puro, espero que você os coloque juntos e felizes. Qd pretende postar o capítulo VII ?
Estarei aqui para conferir e torcer por Chico e Vera!
Um grande abraço e obrigada por me proporcionar uma leitura tão gostosa,
Sua amiga brasileira,
SôniaSSRJ

Muito prazer em conhecê-lo e meu blog "light" é o Entertainment:

http://ssrjentertainment.blogspot.com/

ou

http://www2.blogger.com/profile/01255964598019659102
 
. . .
Oi amigo! Vim agradecer-te a visita e o comentário!
Também gostei do teu blog! Pra variar é um blog inteligente como todo bom portugues!
Eu também vou retornar!
Bom final de semana!
Abraços
 
. . . Enviar um comentário



<< Página Principal

This page is powered by Blogger. Isn't yours?