tascanight.blogspot.com               " Conversas sem ferrolho !!!? "                         Deseja boas vindas ao visitante                         Passe um momento agradável na nossa companhia   

" Conversas sem ferrolho !!!? ": « Amar um " filho " , sem ser pai ... » *
***********************************************************
* * « EM SITUAÇÃO DE INCENDIO LIGUE 112 ou 117 . Ajude a protejer . » *
***********************************************************
Anúncio sem fins lucrativos , é o café da malta .
*
* SmileyCentral.com " Click aqui para mais informações " SmileyCentral.com
" Como lá chegar "
*
***********************************************************
*
. . * O tempo. Avisos da Protecção civil. Conselhos a seguir. *
* Previsões para os próximos dias *

***********************************************************

Porque pode acontecer a todos nós .

.

Telefone: 282 405 400

e-mail: dic.portimao@pj.pt

***********************************************************

. .
***********************************************************
" agloco " regista-te clica aqui .
***********************************************************

.

-  Edição de 10 março, 2007 -

 

« Amar um " filho " , sem ser pai ... »

.
Continuação. .

.......................................( XII Parte ) .
..
.
.......O calor abrasador de Agosto começava a dar os seus sinais , nem uma brisa corria . Nas redondezas ouviu-se um asno a zurrar , as cigarras davam o seu mote , aqui ou acolá . O choro pouco mais durou ... não há felicidade maior, do que ouvir o primeiro grito de vida de um recém nascido ... ( pensou o Chico ) .
Ele suava , apesar do filho não ser seu , ele ajudara a que parte disto se realizasse . Nesse instante , entra pelo portão do quintal o patrão Américo , ele também dera conta do choro , subiu as escaleiras até ao alpendre , Chico assomado para o interior da casa , tentava ver o que se passava , nem dera pela presença do patrão , só deu conta quando sentiu uma mão forte no seu ombro direito e ouviu a sua voz , tendo-se voltado repentinamente :
- Então homem , porra que estás branco , até parece que viste um escarapão !! ( disse-lhe o patrão , tentando dar-lhe alma ) .
- Já nasceu , eu ouvi o choro ... ( disse o chico , como se estivesse nas nuvens ) .
- Eu ouvi , e então , é macho ou fêmea ? ( perguntou o patrão ) .
- Não sei , não me deixam entrar !! ( respondeu ele , com alguma admiração ) .
- É normal , para as mulheres esta labuta é só delas , os homens só servem para atrapalhar . Deixa-me cá ver o que se passa ... ( disse-lhe o patrão , entrando pela casa adentro ) ...
A noticia , já se havia espalhado pela aldeia , como é sabido , nestes meios pequenos tudo se sabe quase na hora ... Admiravam o Chico , pelo seu carácter humano , pela sua dedicação e pelo amor por Vera , que nunca escondera .
Tal como Chico foi corrido do interior da casa , ao patrão Américo calhou-lhe a mesma sorte , mas a este foi a própria mulher que tinha ido buscar mais água , correu com ele quase a toque de caixa . Nem tempo teve para perguntar se era gaiato ou gaiata ... Já cá fora no alpendre , desabafou :
- Chiça , bem que tu tinhas razão , para estares cá fora ... ( disse ele , já fora de perigo ) .
- A minha sorte foi a mesma patrão . ( confessou o Chico , com um sorriso nos lábios ) .
- Bem , logo se sabe da novidade ... hoje ficas o resto de folga ... Eu levo a carroça para cima , que ainda tenho frete . Até amanhã . ( despediu-se ele do empregado , que para ele era mais um filho ) .
- Até amanhã Patrão Américo , não sei como lhe agradecer tanta bondade , obrigado por tudo ... ( disse o Chico , com sentimento . Ele sabia que podia contar sempre com ele , porque era um bom homem , apesar de altivo , e também porque ele não tinha razão de queixa de si , enquanto empregado ) .
- Deixa-te de histórias , e agarra a sorte que já te está a sorrir ... ( disse ele abanando-lhe a mão , em jeitos de açoite ) .
Chico , nem tinha fome , a hora de almoço passou , e ele nada comera . O seu pensamento estava lá dentro de casa , mas a garganta seca pedia água , foi até ao poial dos cântaros e bebeu dois valentes cocharros de água fresca ... Enquanto limpava a boca e o suor da cara (devido ao calor da tarde , ao lenço enrolado que tirara do bolso ) , para espanto seu , dona Filomena , bradou pelo seu nome :
- Chico , anda cá , depressa ... ( disse ela em voz baixa ) .
Chico entrou tão apressado , que tropeçou na soleira na porta , quando se endireitou ficou deslumbrado ... O bebé era lindo e rosadinho . Já lhe tinham dado banho , estava envolto numa coberta cor de pérola e dormia . Chico não se conteve :
- É menino ou menina ??? ( perguntou ele com toda a ternura , como se o pai fosse ele ) .
- É um rapagão ... ( disse a avó , de olhos a brilhar , ao mesmo tempo que o destapou por breves momentos para Chico o ver ) .
- E a Vera , como está ela ? ( perguntou ele preocupado ) .
- Está um bocado mal tratada , tem de ficar de cama ainda uns bons dias , mas depressa estará fina , ela é uma rapariga forte . ( respondeu-lhe dona Filomena com convicção ) .
- Posso vê-la ?? ( perguntou Chico ansioso ) .
- Ainda não , estão a acabar de tratar dela , estas coisas levam tempo ... ( disse-lhe a mãe de Vera ) .
Nessa altura , batem à porta da rua . Beatriz , foi abrir . Era Custódio e a sua mulher , que depois de saberem a noticia , largaram os seus afazeres no campo , e para ali se deslocaram ...
Depois dos habituais cumprimentos , entraram , depressa viram o Chico e dona Filomena , ao fundo do corredor , vendo que a mãe tinha algo nos braços , Custódio apressou o passo , indo atrás de si a mulher . A sua mãe estava encantada com o neto nos braços :
- Chiu , está dormindo . ( avisou logo dona Filomena , enquanto o descobria para eles o verem ) .
Odete e Custódio , olharam encantados para o sobrinho . Não tinham palavras , era um rapagão perfeito . Apesar do azar da queda , as coisas tinham tomado bom rumo
- Vá , está na hora de ele ir para a mãe . ( Disse a avó , encaminhando-se para o quarto , a nora acompanhou-a )
Chico e Custódio , encaminharam-se para o exterior da casa . Sentados em cortiços , no alpendre , foram conversando , Chico relatou-lhe os acontecimentos , o que vira , o que fizera , os momentos da sua angustia ...
A dado momento , Custódio colocou-lhe uma questão :
- Chico , gostava que o meu pai visse o neto , mas como está aqui em tua casa ... ( disse Custódio , acanhado ) .
- Isto não é alturas para malquerenças , o homem que venha , que será bem recebido . ( disse-lhe o Chico , demonstrando que os homens mostram-se nestas alturas ) .
Os dois ergueram-se , Custódio deu um valente abraço ao amigo , o que foi retribuído , saindo logo de seguida pelo portão do quintal ... Procurou o pai em casa , e nada , a égua e o velho cavalo estavam na cavalariça , portanto , ele estava na aldeia , na vizinhança ninguém sabia dele , nas vendas e adegas nem sinal . Onde estaria o velho Justino ...
.
.Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência
.
Moinante = A.J.S.B.
.
Continua brevemente ..

***********************************************************

.
Comentários ( diga de sua justiça ) Tesoiradas : . . .
«Amar um "filho", sem ser pai...»" determina uma sanção social imposta por normas que, salvo melhor opinião, há muito deveriam ser revogadas do inconsciente/consciente colectivos e/ou das relações de vizinhança ou, ainda, das relações de familia. Não faz sentido teimar em penalizar socialmente, de modo cruel e desumano, os sentimentos mais caros dos homens humildes e de inegável nobreza de carácter.
Afinal... amar o próximo, independentemente do grau de parentesco, sem olhar a interesses pessoais e/ou outros, amar por amor somente, é, talvés, a maior satisfação do homem.
O direito à diferença, seja em que campo fôr, é uma das conquistas maiores do homem, tal como o direito à liberdade e o direito à dignidade de pessoa humana.
A mensagem que este blogue traduz é um exemplo, que embora transcenda o espírito conservador de muitos, tem o brilhante mérito de obrigar a reflectir no sentido da rápida mutação, para melhor, das ideias "castradoras" que ainda vigoram por ai...

Um grande abraço

Paulo
 
. . .
Hoje, confesso que tive que fazer um pequeno rewind na página porque já me tinha perdido um pouco da história. Gostei da descrição do calor tórrido no Alentejo em pleno mês de Agosto. O que é um escarapão!?
Bom fim de semana
 
. . .
Vim para te ler...gostei das tuas palavras, sentidas, verdadeiras...eu ando envolta na calma...e adormeço junto ao mar...
Fica bem!
 
. . .
Olá!!!

Pois, fico uns dias sem aparecer, depois tenho muito mais para ler, mas valeu mesmo a pena, está muito bom , mesmo!
Continua!
Muita força!
Beijinhos!
:09
 
. . .
Não te sintas culpado por falta de tempo, sei como são essas coisas.

Vim ler o Chico, já te falei que sou fã de carteirinha dele?.....acho que sim...rs!

E tem som mais deliciosa de ouvir do o choro de um recém nascido?
Por isso que o Chico estava nas nuvens!!! Ahann...
Vamos ver se encontram o velho Justino.

Abraços até a próxima!
 
. . .
magnifico episódio este , estás a ficar um Ás do pensamento e da escrita .adoro esta estória ... mil beijos e obrigado por partilhares com todos nós este romance bem português ...
 
. . .
Gostei. E muito. Senti-me navegar por "Retalhos da vida de um médico" ou por Júlio Dinis, qualquer um dos seus ambientes de aldeia. E para mais a lição humana que nos leva a reflectir...

Bjs.
 
. . .
Olá amigo, se te disser que és um cantador de históris, eu disse "CANTADOR" de um encanto fora do comum, acredita que estou a penas a fazer uma apreciação aligeirada ao teu trabalho...

Aquele...
 
. . .
Cada vez gosto mais deste Chico :) e se ele sente felicidade ao ouvir o 1º grito de vida de um recém nascido então tem a minha simpatia até ao fim da história. :)

Já agora só uma pequena nota. Estás a visitar-me e a escrever no blog que está fechado :) vê lá se actualizas o endereço!...

Bom Dominho
 
. . .
Obrigada pela visita!

Bom domingo
 
. . .
Post a post vais-nos envolvendo na história. Tão bem contada! **
 
. . .
sabes moinante cada vez tenho mais dificuldade em comentar . os teus notaveis visitantes dizem tudo o que penso e sinto , fico sempre sen palavras . no entanto parabéns e obrigado
 
. . .
Passo não com a obrigação, mas com um prazer imenso em visitar esta magnífica página, cheia de qualidade e bom-gosto, que tanto aprecio e estimo, com este magnifico texto. Bom fim-de-semana.
 
. . .
Também gostei de vaguear por aqui.
Obrigada pela visita à Casa de Maio.

Boa semana*
 
. . .
Fiquei expectante desde o último episódio...desejosa de saber se
o choro que " ouvimos" no anterior post...era de um menino ou menina!

Se o menino for como o Justino...vai ser um Grande Homem!

Como sempre...fico " presa" á tua narrativa...meu amigo Moinante...

Um até já... da amiga

Maria
 
. . .
gritem por por essas travessas e outeiros é um menino ...
mais um grandioso momento de leitura , que mais dizer ...

um grande abraço meu amigo ...
 
. . .
Gostei da história.
 
. . .
Como já alguém disse, acho que gostaria muito de ver esta história em filme... ou então compilada mesmo num livro! Bjinhos, boa Semana
 
. . .
itiCasos de policia. Em busca do Justino perdido. Deixa-me adivinhar. Foi raptado.
 
. . .
o aumento da qualidade é impressionante , mas que romance meu amigo ... no coments
 
. . .
Amanhã, não podes perder a partida dos "moinantes" para o Brasil.
Abraço!
 
. . .
Querido amigo, isto é um livro??
Passei para deixar um grande abraço!
 
. . .
Vim espreitar e gostei do pouco que li, apenas por falta de tempo.
Virei mais vezes concerteza, poix fikei curiosa...
Bjokas
Madalena
 
. . .
O coração dos homens por vezes pode ser grande e puro, embora isso seja raro, muito raro mesmo.
Mas quando existe é um coração assim, idêntico ao do Chico:)

Um abraço;
 
. . .
Este Chico é um exemplo de pessoa, daquelas que nós procuramos e já não encontramos. Continuo a gostar e aguardar novos capítulos...

Boa semana para ti!!!
 
. . .
Hola!!!!!!!!!!!!!

Apenitas si me puedo defender con mi castellano, así de portugués, cero.

Te agradezco por visitar mi blog, en ARGENTINA.

Un besote entre hermanos.
 
. . .
Tocante! O tema é algo complicado, nos leva a muitas reflexões. Vou continuar a leitura, um beijo!
 
. . .
Estou tão entusiamada a ler todos os capitulos e agora à espera do próximo...vê se não leva muito tempo!

Gosto muito da tua escrita!

Um beijinho
 
. . .
Este mundo realmente .. é interessante ...
n tive mt tempo para ler o post.. falo mm do blog ... bjocas
 
. . .
tou viciada na tua escrita , porque demoras tanto tempo com o novo episodio ...
 
. . .
Grande Chico, como será que se vai chamar o bebé :-
 
. . .
Gostei de mais este capitulo.
Bom fim de semana
Bjs
 
. . . Enviar um comentário



<< Página Principal

This page is powered by Blogger. Isn't yours?