tascanight.blogspot.com               " Conversas sem ferrolho !!!? "                         Deseja boas vindas ao visitante                         Passe um momento agradável na nossa companhia   

" Conversas sem ferrolho !!!? ": « Amar um " filho " , sem ser pai ... » *
***********************************************************
* * « EM SITUAÇÃO DE INCENDIO LIGUE 112 ou 117 . Ajude a protejer . » *
***********************************************************
Anúncio sem fins lucrativos , é o café da malta .
*
* SmileyCentral.com " Click aqui para mais informações " SmileyCentral.com
" Como lá chegar "
*
***********************************************************
*
. . * O tempo. Avisos da Protecção civil. Conselhos a seguir. *
* Previsões para os próximos dias *

***********************************************************

Porque pode acontecer a todos nós .

.

Telefone: 282 405 400

e-mail: dic.portimao@pj.pt

***********************************************************

. .
***********************************************************
" agloco " regista-te clica aqui .
***********************************************************

.

-  Edição de 25 abril, 2007 -

 

« Amar um " filho " , sem ser pai ... »

- ..ROMANCE ..FICÇÃO.. -

.Talvez seja um blog romance .
.
Continuação ( XVIII Parte ).

Algures na imensidão do Alentejo ...
.
Verão de 1966 , fins de Agosto .


..........Chico , como que impelido por uma mola , pôs-se de pé correndo para a alcofa . Mas a inexperiência atraiçoou-o , não sabia como pegar no rebento , e ele aumentava o seu pranto . Beatriz ouvindo o choro correu do alpendre para o quarto , acompanhada da prima Maria , mulher de Afonso , acudindo ao lamento . Quando entrou , estava Chico às voltas sem saber como pegar no recém nascido , as suas fortes e calejadas mãos , mais pareciam dois pedaços de cortiça desajeitados , que não obedeciam às ordens do seu cérebro . Vera ria vendo o homem naquela aflição …Finalmente a irmã pegou na criança , e desancou no coitado do Chico :
- Txiii , não tens vergonha ? Vê lá que ele te mordia ! ( rabiou Beatriz , rindo também ) .
- Não sabia como lhe pegar , é tão pequenino , que tive medo de o esnocar . ( respondeu Chico meio absorto , ao mesmo tempo que mostrava as mãos ) .
- Vá , desopila daqui que a moça vai dar de mamar , ou também queres ver ? Se é sabido, o velhaco ! ( continuou a irmã num jeito ironicamente severo ) .
Chico que continuava a olhar para as mãos , ainda não se tinha visto livre de uma , já estava metido noutra . Vera ria , ao mesmo tempo que apertava a barriga por causa das dores . Beatriz vendo o irmão sem jeito riu também , continuando a palestra :
- Vá , vai-te deitar que já é tarde , senão o patrão Américo trata-te do pêlo . ( disse-lhe a irmã , continuando a risota , ao mesmo tempo que embalava a pequena novidade ) .
Chico caiu na realidade , olhou para a irmã e para a prima Maria , depois para Vera , dirigindo a palavra :
- É verdade , já é tarde … nem dei conta das horas passarem . Bem , a alvorada não espera e o dia é de labuta . Boa-noite … ( falava ele , quando foi interrompido por Vera , ao mesmo tempo que recebia o filho nos braços , dado por Beatriz ).
- Espera Chico , querias saber o nome do menino ? Sim , já tinha pensado nisso . Gostava de lhe dar o teu primeiro nome , “ Manuel “ , espero que não te importes , e o segundo o do meu irmão , “ Jesus “ , “ Manuel de Jesus “ , será o seu nome . É a minha forma de gratidão , para com as pessoas que têm sido tão boas para mim . ( disse Vera , com o brilho nos olhos , dando continuidade à curiosidade de Chico ) .
Beatriz e Maria sorriram …
- De veras , claro que não fico chateado , ao invés , até porque também sempre gostei de Manuel , era o nome de meu pai , mas sempre me chamaram pelo segundo , Chico ( Francisco ) , fico feliz , não esperava ! ( disse ele irradiando alegria , da forma que só ele sabia demonstrar ) .
- Por isso mesmo … ( retorquiu Vera , afável) .
Não cabia em si de contente , acabou as despedidas e saiu do quarto acompanhado da prima Maria , que entretanto também se despedira , sem olhar para trás … o pequeno rebento começava a mamar , saboreando sofregamente o seu alimento , sendo acariciado pela mãe . Era um ilustrado lindo aquele , como é sempre esplendoroso o momento em que uma mãe alimenta a sua cria , a ternura dos movimentos , a satisfação de ambos .
Beatriz do outro lado da cama preparava as coisas para a limpeza intima da novidade e apreciava a imagem . Chico chegado ao alpendre , confessou aos presentes o nome da criança , estava deleitado , não parava de sorrir … As visitas foram saindo , a noite era quente e a conversa secara-lhe a garganta , depois de beber dois valentes cocharros de água , lavou o rosto e as mãos . Pegou num candeeiro do alpendre , passou a porta e desceu as três escaleiras da pequena adega , situada no exterior da casa , sua mãe acabara de preparar o camalho . Depois de desejar a boa-noite à mãe , amagou-se .
Dona Anacleta , dormiu no quarto do filho . Beatriz , dormiu na pequena cama onde até então estivera a alcofa do recém nascido . A alcofa , forrada a tecido branco estampado de cornucópias azuis com a pequena novidade , pousada em cima de uma pequena mesa de cozinha , junto à cama onde Vera se encontrava , ficando de modo a que ela o pudesse ver . Beatriz , recolheu um pouco mais a torcida do candeeiro , ficando o quarto iluminado a luz ténue quase sumida . E todos se amagaram .
Chico no seu camalho , não dormia .O seu cérebro era um turbilhão de pensamentos , reviu a sua vida e o dia que acabara … Derrubado pelo cansaço , pouco depois de ao longe se ouvir o badalar das duas da manhã , adormeceu pensando no dia que lhe marcou a vida para todo o sempre …
...........Os dias iam passando , Agosto chegava ao fim . Era de novo sábado , Chico regressava a casa após mais um dia de trabalho , as pedras da calçada já conheciam aquele andar ligeiro , mesmo de alforge carregado com as dádivas de sua patroa , Dona Zefa , avançava pelas ruas e travessas com energia , como se o dia estivesse a começar . Rápido , fazia o caminho da quinta do patrão até casa , ele era sempre assim , mas , agora , desde que Vera se encontrava em sua casa , acamada depois de um acidental e difícil parto , o espírito era outro . Ligeiro como sempre fora , agora ainda era mais .
Chegado a casa , tal como todos os dias fazia , tratava de se lavar e compor . À sua volta os irmãos mais novos brincavam e arremedavam os seus movimentos , era engraçado de os ver , ao sol poente , Chico na sua labuta e os gaiatos riam travessos numa algazarra encantadora . Chico apesar de se querer despachar , brincava sempre um pouco com eles. Salpicava-os com água , ou punha espuma da barba na cara dos mais tagarelas , enfeitiçados , deliravam com o irmão mais velho . O alarido terminava com o fim da entretenga , depois chegava a hora de também eles se lavarem . Dona Anacleta e a irmã mais velha , Beatriz , após prepararem a janta , encarregavam-se desse dever , eles adoravam chapinhar na água , dentro do alguidar de barro .
Chico depois de aperaltado e de loção no rosto queimado do sol , fazia a sua habitual visita . Antes de entrar no quarto , batia sempre à porta , não fosse Vera estar descomposta .
Mas , hoje ele tinha uma surpresa . Depois de bater à porta , do outro lado ouviu-se :
- Entra , a vereda está livre . ( disse Vera , mangando ) .
Chico quando entrou , ficou de boca aberta . A sua amada não estava deitada , de pé e vestida , estava junto à alcofa , acarinhando o seu rebento . Chico , não evitou o comentário de preocupação :
- Já estás de pé ! Isso não te vai fazer mal ? ( questionou ele admirado ) .
- Não , tenho que arribar . A vida não é feita na cama . ( respondeu Vera sorrindo ) .
- Está bem , mas como foi à tão pouco tempo ! ( insistia Chico admirado ) .
- Não te apoquentes , eu tenho cuidado , só me doem as costelas do lado do quadril , da enfusa . ( continuou ela no mesmo tom ) .
- Não é melhor estares sentada ? ( perguntou Chico , preocupado ) .
- Já estou enfadada de estar sentada e deitada . ( respondeu Vera sorrindo ) .
Os dois estavam muito próximos , enquanto Vera compunha a coberta da alcofa , Chico apreciava os movimentos da sua amada , inclinou-se também para a alcofa para apreciar a pequena novidade , bem junto a Vera , ela olhou para ele e sentiram a respiração um do outro , olharam-se nos olhos e o inevitável aconteceu …

.Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência


.Moinante = A.J.S.B.


.Continua brevemente ..

***********************************************************

.
Comentários ( diga de sua justiça ) Tesoiradas : . . .
Viva:

Viva o 25 de Abril... e não se esqueçam de ensinar aos mais novos de qual a importância dele para a vida colectiva dos portugueses.

Forte abraço,
 
. . .
Apesar dos Rascunhos terem acabado, não abandono esta história, que cada vez me prende mais. Romântica como sou, adorei o episódio de hoje!
 
. . .
esperei ansiosa por este novo episódio , e demorou tanto , mas está soberbo .
é lindo quando duas pessoas se amam .
bjs
 
. . .
Não vale...não vale!!

Quando estava á espera do esperado beijo... leio ( continua brevemente).

O romance está mesmo no auge...

Espero ansiosamente pela continuação!

Abraço amigo da

Maria
 
. . .
Epa, já não passava aqui à uns dias, tive que rever a leitura e colocá-la em dia. Muito bom para não variar. Fico à espera do seguinte. Abraços
 
. . .
Às vezes adiar o inevitável faz-nos perder momentos que teriam potencial para se tornar inesquecíveis. É tão breve esta existência, estou a recordar Ricardo Reis, saibamos sugar-lhe o tutano...sem delongas.
Tens um Thinking Blogger Award para receber. Passa no meu cantinho.

Bjs.
 
. . .
"O inevitável aconteceu"!Voltei a este blog. Fi-lo "acudindo" à curiosidade de um certo quotidiano de "fortes mão calejadas" e...os afectos dos instintos cuja semelhança com a realidade jámais poderia ser pura coincidência...O "Manuel de Jesus" não ira ser criado na promiscuidade neurótica de uma sociedade de consumo.Talvez venha a ser um bom maioral, rabadão, feitor, abegão, coiteiro, moço do monte, almocreve, tractorista, manajeiro, esquadreiro. Talvez seja um poeta popular...mas jámais será uma vira-casacas da política, um drogado, um "puto rasca".
Porque..., penso eu, vai ter uma educação despojada de mêdo...
Abraço
Paulo
 
. . .
Oh... logo agora que eu ia embalada na leitura... paciência vou aguardar pelo desenrolar dos acontecimentos :)

BJS
 
. . .
uma hora a hora a ler ...
continua fantástico .
 
. . .
Cá estou para felicitar-te pelo teu trabalho e desejar-te um bom fim-de-semana
 
. . .
É admirável este trabalho. Parabéns.

Bom fim de semana*
 
. . .
È curioso verificar a maneira como a tua escrita tem evoluído ao longo destes 18 capítulos. E agora até já tens um dispositivo anti-pirataria! :)
Bom fim de semana (prolongado ou não)!
 
. . .
de episódio em episódio, um dia chegaremos ao final! Muito bom!
Bom final de semana para ti também. Eu ainda estou em viagem!
Logo retorno!
 
. . .
Obrigada pelos parabéns que me deixaste no Kaliynka! Um beijo.
 
. . .
Agradeço as visitas.

….(`“•.¸(`“•.¸ ¸.•“´) ¸.•“´)
….(¸.•“´(¸.•“´ `“•.¸)`“ •.¸)
......d88888bd888b.
.....d8888888888888B.
.....888888P`Y8888P.
.....Y888888.....( , \_.
....,_Y88(.................)....*Passo para te ler...
....Y888888b.......__\..
.....“8“888P........(_.... para saber como estás...
.............|.....----“..
...........~;~~\~..... * Para te deixar um beijo
............=......\....
..........(_._).....\.....
...........|=|........\...
....._.../|..|..........\....
..../_\/..|..|..........|.
...,.-“---/_/--------“---.....
...`-.,_________,.--“..
..........|......|.|........
..........|___|.|...
..........|___|.|............ e desejo bom fim de semana!!!!
(`“•.¸(`“•.¸ ¸.•“´) ¸.•“´)
«`“•.¸.♥ Nadir ♥ ¸.•“´»
(¸.•“´(¸.•“´ `“•.¸)`“ •.¸)
 
. . .
Cá vinha eu...á espera de outro capítulo...
Estou ansiosa para saber o que vai acontecer entre o Chico e a Vera!

Voltarei em breve....

Um bom Domingo

Beijinhos da

Maria
 
. . .
Passei para desejar óptimo fim-de-semana e apreciar esta interessante página, onde impera a qualidade e bom gosto.
 
. . .
Espero que estejas a passar um excelente fim-de-semana.

Bjs.
 
. . .
Olá! O amor é assim lindo. Ums er que nasce, transforma a vida de todos, seja em que situação for...
Beijo!
 
. . .
Hoje é só para dizer ao Amigo que aguardamos o 1º de Maio para o festejar.

Vila Alva tão perto de Alvito e o 2º Encontro já foi...

Não faltarão oportunidades.

Um abraço
 
. . .
Falta tempo. Eu falto aqui.



E então... aconteceu?
Só peço ao Chico para existir!

Um abraço se abre. E outro. Mais um.É beijo para semana toda.
 
. . .
Mas eu adorei seu blog. fiquei fã.

beijos

obrigada pela visita.
Essa semana é semana de grandes encontros no Outono.

beijão

lee fuser
 
. . .
continua soberbo ...
 
. . .
Agora, que aconteceu o que estávamos à espera, cortas assim... Que judiação! :)**
 
. . .
E espero que tenhas gostado... votos de boa semana.

Beijinho
 
. . .
vim agradecer a visita e um bom feriado volte sempr.
 
. . .
os grandes encontros já começaram.

fuser
 
. . .
Parabéns por esse romance!! Tenho adorado ler-te...

Gosto muito dos pormenores, imagino cada cena...

Beijos
 
. . . Enviar um comentário



<< Página Principal

This page is powered by Blogger. Isn't yours?