tascanight.blogspot.com               " Conversas sem ferrolho !!!? "                         Deseja boas vindas ao visitante                         Passe um momento agradável na nossa companhia   

" Conversas sem ferrolho !!!? ": « Amar um " filho " , sem ser pai ... » *
***********************************************************
* * « EM SITUAÇÃO DE INCENDIO LIGUE 112 ou 117 . Ajude a protejer . » *
***********************************************************
Anúncio sem fins lucrativos , é o café da malta .
*
* SmileyCentral.com " Click aqui para mais informações " SmileyCentral.com
" Como lá chegar "
*
***********************************************************
*
. . * O tempo. Avisos da Protecção civil. Conselhos a seguir. *
* Previsões para os próximos dias *

***********************************************************

Porque pode acontecer a todos nós .

.

Telefone: 282 405 400

e-mail: dic.portimao@pj.pt

***********************************************************

. .
***********************************************************
" agloco " regista-te clica aqui .
***********************************************************

.

-  Edição de 12 maio, 2007 -

 

« Amar um " filho " , sem ser pai ... »

- ..ROMANCE ..FICÇÃO.. -

.Talvez seja um blog romance .
.
Continuação ( XX Parte , Penúltimo Episódio ).

Algures na imensidão do Alentejo ...
.
...........Chegou o Inverno , com as chuvas as visitas de Chico à soleira da porta , passaram a ser na divisão de entrada , Manelinho crescia a olhos vistos , estava sempre disposto para uma boa refeição . As conversas entre Chico e Vera tomaram outro rumo , a preparação da casa .Depois de muito conversarem sobre o assunto , decidiram-se pela casa que Dona Filomena herdara de seus pais . Nos tempos que decorriam , difíceis , não davam grandes possibilidades de escolha , e uma casa sem despesa , era óptimo para o início de uma vida a dois ( três ) .
..........Iniciaram-se as limpezas e arranjos algum tempo depois , os telhados haviam sido arranjados , no início do Verão passado , por isso era menos uma preocupação . Os familiares sabendo tal decisão , dedicaram-se à manufacturação de oferendas , as mulheres dedicaram-se às rendas , cortinas , cobertas entre outros , os homens ajudavam no arranjo dos soalhos , portas e caianças …
...........As semanas iam passando , a saúde do velho Justino , piorava de dia para dia , os anos entregues à bebida , e as torturas feitas ao próprio corpo , haviam esnocado as entranhas , nada se podia fazer , restava-lhe apenas padecer .
..........Custódio , devido ao facto de o pai se encontrar naquela situação, sem poder tratar das fazendas , teve de se dedicar às terras da família , deixando assim o patrão para quem trabalhava , depois das desavenças com o pai .
..........Passado o Natal e o Ano Novo , por alturas dos Reis , o patrão Américo , informou Chico de que a partir de aquele ano , já não faria mais nada nas suas terras ,a idade já pesava , o filho não queria saber daquilo , apenas ia cultivar para o consumo da casa . Para grande tristeza de ambos ali findou os préstimos de Chico ao patrão Américo. Contudo , Custódio convidou-o para trabalhar com ele nas terras da sua família , que em breve também seria a dele . Ali começou um novo ciclo nas produções agrícolas das fazendas de Justino e da população daquela pequena aldeia .
..........Finalmente chegou o Entrudo , com ele alguns dias de Sol e de alegria , a casa estava um primor , para receber os novos habitantes. E tal como tinha sido combinado , Vera e Chico juntaram-se , não houve nem casamento nem Igreja , apenas fizeram um almoço , onde juntaram as duas famílias e alguns familiares mais chegados , para assinalar a data . O velho Justino já nem saía de casa , facto esse que obrigou a que o almoço se efectuasse no casão contíguo à casa dos pais de Vera , propriedade dos mesmos . Foi um dia feliz para ambos , finalmente aconteceu o que tanto desejaram , e de certo modo , durante uma certa altura das suas vidas , pensou-se que jamais isto viesse acontecer . Alguns dos habitantes da aldeia por ali passaram , para desejar sorte e saúde a estas duas fabulosas pessoas , que tanto admiravam . Alguns traziam pequenas lembranças para o casal , compreendendo o facto da união ser o mais singela possível , sem alaridos nem esplendores , apenas assim simples e verdadeiro , tal como o amor que ambos nutriam . Assim foi aquele dia que ditou a união daqueles dois seres , que antes foram tão fustigados pela incompreensão .
..........Poucas semanas depois , O velho Justino já acamado e muito débil, mandou chamar os filhos e os genros , Adivinhava-se o pior . A sua voz já mal se entendia . Depois de pedir a Custódio e a Vera que não vendessem nada do que ele tinha herdado e comprado , pediu a Chico que se aproxima-se , dando inicio à conversa com o genro :
- Chico , como vês , estou acabado , já nada se espera daqui … ( dizia o velho Justino , quando foi interrompido pelo genro ) .
- Deixe-se disso homem , vai ver que em chegando Agosto , ainda vamos juntos à largada . ( disse Chico para o animar , mas no seu pensamento não era esse o pressentimento ) .
- Não , o bicho consome-me cá por dentro , eu sinto-o …não queria abalar sem te pedir perdão , pelas malvadezas que te fiz …( disse Justino , de olhos semicerrados e de voz quase imperceptível ) .
- Claro que está perdoado homem , mas não pense nisso , descanse …Isso já são águas passadas. ( disse Chico , comovido , decerto que o seu pensamento não seria outro , mesmo que as lembranças na sua memória ainda fossem muito recentes ) .
...........Ouvindo estas palavras , Justino fechou os olhos , apenas respirava a muito custo . Nessa noite a aldeia foi fustigada por um valente temporal , choveu , trovejou e relampejou , como não havia memória . O velho Justino , nessa mesma noite sucumbiu , levando consigo o perdão de Chico …


.Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência


.Moinante = A.J.S.B.


.Continua brevemente ..


***********************************************************

.
Comentários ( diga de sua justiça ) Tesoiradas : . . .
Bem, para já o Justino foi para o Céu. Perdoaram-lhe a tempo.
AGORA VAMOS ESPERAR PELO PRÓXIMO.

Abraços e bom fim-de-semana
 
. . .
O Chico é, sem dúvida, um homem bom. E esperamos a continuação da história. **
 
. . .
Quero desejar-te um bom fim de semana.

Ando a tentar arranjar tempo para ler o teu "romance" mas tenho de começar pelo princípio.

Um abraço
 
. . .
Lindo! Espero o final
Bom fim de semana e beijo
 
. . .
Adivinha-se um final trágico para esta história ou...talvez não!
Também é interessante referires o abandono das terras agrícolas que têm afectado o país. Os mais velhos morrem e as gerações mais novas desinteressam-se da lavoura, preferindo amontoar-se nos arredores das grandes cidades.
Bom fim de semana
 
. . .
O que vai acontecer no final desta história nao sabemos, mas perdoar é algo edificante na vida de qualquer pessoa. Gosto deste fato e acho que o fim vai ser uma surpresa!
beijo grande
 
. . .
As "conversas sem ferrolho" vieram romper, na minha opinião, uma certa esterilidade blogosferica. Conta a história de um realidade rural cujo "grito" maior é um abraço amplo, redondo entre os elementos humanos dessa realidade.Uma geração que, paulatinamente, esperou por promessas incumpridas e só lhes ofereceram palavreados ocos e acções desprovidas de sentido.Uma geração que ainda arquitecta e cumpre o seu próprio destino, na fecundidade dos seus ideais, na perinência dos seus desejos, na real diferença das suas propostas e das suas soluções para um mundo novo. A morte do "Justino" ainda assim levou o perdão do "Chico"... facto este que, por certo, será a mais nobre das satisfações no eterno descanso daquele.Na voz embargada do Chico vislumbra-se um "certificado" de alma boa, humilde..enfim...a que sempre pautou o povo alentejano.

Abraço
Paulo
 
. . .
O Chico é daquelas pessoas únicas que contribuem para mudar o rumo desastroso que a humanidade está a tomar...egoísmo, narcisismo...
Imaginar alguém assim alimenta a nossa alma e ajuda-nos a sedimentar os melhores valores.
Já copiei o símbolo.

Bjs. Bom fim-de-semana.
 
. . .
E a compilação para a futura publicação, já está a ser tratada?
Beijinhos
 
. . .
Imaginação como a que há aqui, precisa-se:
-procura-se um nome e agradecem-se sugestões.
 
. . .
E é chegado o momento do Encontros da Terra Brasilis

beijos

fuser
 
. . .
Olá!

Deixei no meu espaço um convite para ti.

Bjs. Boa semana.
 
. . .
O que será...
A chuva lavou a alma e levou a alma também... Engraçado como a natureza acompanha os sentimentos, mescla-se à eles...
Beijo.
 
. . .
Esta história fez-me lembrar alguém que me disse que toda a verdadeira coragem começa dentro de nós.
Continua a saga que eu estou a gostar.
Parabéns!
Deixo-te este poema:

A casa está vazia.
Subo as escadas e tu apareces,
às vezes,
com as cores do Outono.
Vejo um vulto, és tu
que me deixas uma marca
sobre a minha palidez.

Já não queres aprender
com o passado e só preferes
gritar, chegar ao fim da vida
para então descobrir
que não viveste.

Já não falas e não te moves,
e no entanto a minha vida estremece,
assaltada pelos teus gemidos profundos.
O pranto cresce nas ruas da amargura
porque abandonas a terra,
olhando para trás.
Então, agora vislumbras a beleza, a alegria que nunca tiveste,
porque os medos em que viveste
te impediram de ser feliz.
Os meus dedos continuam a fechar
os olhos...
dos guerreiros mortos.

Quero agradecer, respeitosa e sinceramente, a todos aqueles que fazem do "nosso"

http://lusoprosecontras.blogspot.com
um ponto de encontro onde a Amizade, a Paz e o Bem nos fazem sentir e viver a vida com mais AMOR.

BEM-HAJAM!


Felicito-te, também, por me presenteares com este teu maravilhoso blogue. Gosto muito de aqui "ancorar".
 
. . .
Agradeço as informações "secretas" sobre o futuro deste blogue!
Um dia destes ainda te desafio para escreveres um dos episódios das minhas blogséries interactivas...LOL!
 
. . .
E, a tua história está quase a chegar ao FIM, já está no penúltimo episódio. Cá continuarei a seguir com muito interesse toda a história.

Homens compram jornais na tabacaria da esquina, antes de subirem a Rua do Alecrim. Na loja onde se vende o bacalhau, havia barricas de sangacho, castanhas piladas, grão de bico ao litro e peixe seco.
Avisto o edifício da Câmara de Lisboa, belo e limpo, a fachada toda branquinha e trabalhada; chegamos à Praça do Comércio e entra na Rua da Prata, está prestes a terminar a minha aventura no eléctrico da carreira 15.
Tenho saudades desses instantes suspensos, sim, mas do que tenho mesmo saudades, é de me sentar no chão. Não no muro à beira do caminho, não na pedra à sombra da acácia, mas no chão mesmo.
É isso «saudades de Africandar»…

Beijitos.
 
. . .
Olá :)
Tens um desafio à espera no feelings.
Beijinhos
 
. . .
Mais uma vez tenho andado um pouco ausente. Leitura em dia. Belissimo como sempre. Agora é só esperar pelo final. Abraço e bom fds.
 
. . .
Caro(a)s Bloggers,


A NEGRA TINTA EDITORIAL tem o grato prazer de lançar a obra “CÂMARA ESCURA (revelação), do poeta Joaquim Amândio Santos, com prefácio de António Lobo Xavier.

Sendo esta obra mais um trabalho nascido de um escritor cuja carreira foi lançada na blogosfera, a exemplo das edições previstas e possíveis no futuro próximo desta editora, será importante contarmos com a honra da presença de bloggers nas diversas acções de lançamento da obra.

Nesse sentido, solicitávamos indicação de morada ou preferência por receber o convite por mail para negratinta@gmail.com, bem como qual dos eventos escolhem para nos honrar com a sua presença.

Lançamento e Apresentações:

31 de Maio Funchal
8 de Junho Penafiel
14 de Junho FNAC Norteshopping, Porto
28 de Junho FNAC Chiado, Lisboa
5 de Julho FNAC Coimbra


Aproveitámos ainda para solicitar que qualquer manuscrito que entendam colocar à consideração desta editora para possível publicação, seja enviado por este mail, ao meu cuidado, estando previsto editarmos até 4 obras, nascidas na blogosfera, até Março de 2008.

Saudações Literárias,

Nélia Maria Pereira
Edições e Comunicação
NEGRA TINTA EDITORIAL
 
. . .
Finalmente juntos :-)
 
. . .
Essa história é comovente!!! Que grande bondade!!

Muitas vezes pedir perdão é mais difícil que ser perdoado....

Beijokas
 
. . . Enviar um comentário



<< Página Principal

This page is powered by Blogger. Isn't yours?