tascanight.blogspot.com               " Conversas sem ferrolho !!!? "                         Deseja boas vindas ao visitante                         Passe um momento agradável na nossa companhia   

" Conversas sem ferrolho !!!? " *
***********************************************************
* * « EM SITUAÇÃO DE INCENDIO LIGUE 112 ou 117 . Ajude a protejer . » *
***********************************************************
Anúncio sem fins lucrativos , é o café da malta .
*
* SmileyCentral.com " Click aqui para mais informações " SmileyCentral.com
" Como lá chegar "
*
***********************************************************
*
. . * O tempo. Avisos da Protecção civil. Conselhos a seguir. *
* Previsões para os próximos dias *

***********************************************************

Porque pode acontecer a todos nós .

.

Telefone: 282 405 400

e-mail: dic.portimao@pj.pt

***********************************************************

. .
***********************************************************
" agloco " regista-te clica aqui .
***********************************************************

.

-  Edição de 01 julho, 2007 -

 
.( Mini blog-romance - Ficção ). .

( V Episódio )
..
.
" Natércia "
( A Sopeira Dos Sonhos Traídos )


.
...............Os olhos dela sorriram , ao ouvir a voz de seu pai , Belarmino , assim era a sua graça :
- Natércia , vamos a casa da Dona Gracinda , saber do que se trata a carta . ( Disse ele , naquele tom de voz notoriamente campestre , mas no seu rosto vincado pelas agruras da vida , reflectia um laivo de tristeza , que ele tentava não denunciar ) .
- Sim senhor meu pai , deixe-me acabar de enxugar a loiça ... ( Disse ela sem que sua irmã a deixasse acabar de falar , pois nos seus olhos a alegria transbordava , de tal forma que seus irmãos notaram , na quanta felicidade era irradiado por aquele olhar . )
- Vai já Natércia , eu acabo por ti . ( Disse Clarisse , desejosa de saber a confirmação de toda aquela alegria , e acabar com angustia provocada pela demora da carta , que consumia a mente da irmã . )
- Ahh , Clarisse , obrigada , nem sabes o quanto estou ansiosa . ( Agradeceu ela à sua irmã , dizendo o que não precisava de dizer , porque os seus olhos eram como a água cristalina da serra ) .
................De seguida Natércia e seu pai , encaminharam-se para casa de Dona Gracinda , que habitava do outro lado do povoado , pelo caminho as palavras ficaram-se pelos pensamentos , de alegria por parte dela e , de apreensão por parte de seu pai . Com a habitual boa vontade de sempre , Dona Gracinda os recebeu e , como se nada a empatasse iniciou de seguida a leitura da tão esperada carta , que por sinal nem era muito extensa :
.
.
..." ..Lisboa , 12 de Março de 1946 .
.
.
..............Querida prima Natércia , espero que te encontres bem de saúde , assim como os teus queridos pais e irmãos , que eu por cá , vou andando com a graça de Deus .
............Tal como te havia prometido , encontrei casa onde tu trabalhares . Já está tudo apalavrado , vens para casa de uns senhores cuidar de uma senhora de idade , mãe da patroa . São os Sampaio , gente boa , muito bem vistos aqui no bairro . Para além de cuidares da senhora à também a lida da casa , terás de ajudar uma outra empregada , que está encarregue desse trabalho . Ficas como interna , com um quarto só para ti , mesmo junto ao da senhora idosa , para que no caso de ela precisar de alguma coisa durante a noite , ela te chamar . Vais ver que vais gostar e, ficamos muito próximas uma da outra , é quase em frente à casa onde eu estou .
...........Começas a trabalhar na primeira segunda-feira de Abril . Depois quando cá chegares falamos melhor . Os senhores são generosos , por isso não te preocupes com o resto . De certeza que te vais dar bem . Escreve o quanto antes a confirmar , para dar a certeza aos senhores .
.......... Agora me despeço , tenho de ir trabalhar , pois aproveitei esta vinda há mercearia para encomendar o avio e pedi há senhora que me escrevesse esta carta . Beijinhos para os meus tios , para os meninos e muitos para ti . Cá te espero na estação dos comboios .
.
.
..............................................Da tua prima Genoveva . ......"
.
. . . . . . .Os olhos de Natércia brilhavam fora do vulgar , as suas mãos suavam de nervosismo , seu pai permaneceu calado , a feição do seu rosto dizia tudo . Depois de se despedirem de Dona Gracinda , regressaram a casa sempre em silencio . Nesse serão nada ficou definido de concreto , mas , deitada na sua cama , ouviu seus pais conversarem sobre o assunto , sem que nada consegui-se perceber . Adormeceu e sonhou com a viagem por terras que não conhecia e , a grande cidade luzia no seu subconsciente ...


.António B. (Moinante)
.
.
.Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência .

.Continua brevemente ..

Etiquetas:


***********************************************************

.
Comentários ( diga de sua justiça ) Tesoiradas : . . .
Meu querido amigo,

Mais um um Capítulo da História de Natércia... em que nada ficou decidido..mas já se adivinha!

Espero que não naufragues os sonhos dessa moçoila inocente :)

ADOREI!

Bom Domingo

Beijos da

Maria
 
. . .
Óh.. Natércia!!!
Se soubesses dos quotidianos do sub-mundo da "cidade luz": os silêncios do sem -abrigo, os secretos segredos das prostitutas e prostitutos de rua, os «engates» nos becos mais sombrios, a serenidade das orvalhadas, o «grito» dos que amontuados em centros comerciais gelam a cada olhar malicioso...
Talvez ficasses por o abraço puro e acolhedor da lonjura da planície ou pelo corgo onde, paulatinamente, a rossonância dos cantos sem musica tornam o calor menos incendiario e o sonho menos pejados de desassossegos urbanos
Fica, Natércia!...

Abraço
Paulo
 
. . .
Palpita-me que a apreensão do pai é mais que justa.... mesmo em 1946....

Bom domingo

Beijo
 
. . .
Hum...
Natércia sonha tão alto...
Quanto não vale o campo...a ir para casa de "senhores"
Maravilha meu Amigo... esperando o próximo capitulo:))

Um beijinho no teu coração(*)

PS:Tens lá em "Fly Awards " a minha "lembrança"... reparei que não a "viste"
Mais um beijinho e um sorriso(*)

Noite serena :)
 
. . .
Caro Amigo Moinante

Este pedaço da história tem um ritmo muito bom. Entrevê-se já o desenlace seguinte mas fica-se com a eterna incerteza. O que é bom. Prende o leitor.

A grande cidade tem sempre inúmeros perigos, com os quais Natércia nem sonhava, claro. Mas quem sabe não se safará?

Peço imensa desculpa, mas o amigo António que sabe escrever bem, porque utiliza a forma do verbo haver sem agá? É um erro de palmatória, amigo. Não me leve a mal, mas se alguma professora primária, daquele tempo em que ocorre a história, o lesse, mandá-lo-ia prender por tão grosseira calinada... Por favor, se me interpretar bem, corrija esse lapso ou hábito ou lá o que for.

Um abraço

José António
Muitos parabéns.
 
. . .
E a Natércia continua a sonhar com a cidade. Está prestes a iniciar uma nova vida. Será que irá dar--se bem, longe dos pais e dos costumes da sua terra? Sim, que a cidade tem muitas rasteiras...

Beijinhos
 
. . .
blog mais horroroso....meu deus que é isso??!!!
 
. . .
Este comentário foi removido pelo autor.
 
. . .
Muito bem!
Agora a Natercia já tem onde ficar e todos os sonhos são possiveis!
beijos
 
. . .
temo por essa viagem ( se é que ela a fará ) trocar a segurança da família para uma casa de desconhecidos..... mas o que é a vida sem as experiências boas ou más
 
. . .
Caro amigo ANÓNIMO :
Lisonjeia-me as suas palavras tão simpáticas , o mesmo não posso dizer de si , pois como anónimo não tenho acesso ao seu link .
Vá lá tenha coragem e apresente-se .
Gostaria de o poder visitar .

Educadamente , abraços e uma boa de semana
 
. . .
Moinante, o prometido é devido e é com muito prazer que venho ler a continuação da história da Natércia. Talvez seu pai tenha razão para estar preocupado com a carta tão ansiada. A vida de quem vinha para a grande cidade "servir" lá das bandas do Tâmega ou do Vale do Sousa, do Minho ou do Alto Douro, não era na maioria das situações nada fácil. Nada de horários, bofetadas, patrões e filhos de patrões ansiosos por "carne fresca" sem qualquer tipo de preocupações morais e éticas... as "sopeiras" não eram "meninas" mesmo quando vinham "servir" com os seus 11 anos... Havia excepções à regra, e espero que seja esse o caso da Natércia mas adivinho meu amigo que não vai ser...
Beijos
 
. . .
E cá continuarei à espera de mais...adorei este capitulo também.
Jinhos mil
 
. . .
Ola

Quantas Natercias sonhadoras perderam os sonhos e as ilusões nas grandes cidades!

Espero que não seja severo com os sonhos desta menina:)

um abraço;
 
. . .
Quantas esperanças de encontrar uma vida melhor não pairariam no coração e na cabeça das Natércias desse tempo... e quantas natércias não haverão ainda hoje por aí.

Espero que o pai fique de coração tranquilo, por mais ajuda que dessem ao orçamento familiar essas separações deviam ser a maior parte das vezes dolorosas.

Boa sorte para a Natércia. E para todas as outras Natércias desta vida. É o que eu desejo
 
. . .
Já estava com saudades da Natércia. Já estava com saudades desta espontaneidade.

Bjs. Boa semana.
 
. . .
Caríssimo Moinante, depois de algum tempo de ausência, voltei às lides bloguísticas. Obviamente, este seria um local de paragem obrigatória.

Boa semana**
 
. . .
Leitura em dia e já à espera do próximo...lol... Beijinho
 
. . .
como é bom ler-te...
1 bj
 
. . .
1946... tão longe e tão perto!!!

Adoro esta forma de descrever as relações familiares com as suas ansiedades e alegrias. Consegues transmitir muito bem o "espírito" da época!

Fico à espera de mais desenvolvimentos :)

Bjocas
 
. . .
Ola;

Estou apenas de mudança de cidade e de casa! Nada de sério:)

Não estranhe a minha ausência, se prolongada! Estas mudanças implicam sempre corte de internet!

Abraço;
 
. . .
Sim senhor! Está cada vez mais interessante!
Mas sendo "sopeira dos sonhos traídos" espero que os seus sonhos não saiam assim tão "traídos" pois não gosto de cenas tristes!!! Vê lá, tem dó da moça!

Beijo
Fa-
 
. . .
E lá vem a Natércia para a cidade...servir.

Foi o destino de muitas moçoilas provincianas deste país...vamos ver as poeripécias em que a natércia se vai meter.

Fico a aguardar pelo desenrolar da estória.

Ela já sonha...

beijo, fica bem.
 
. . .
Cá fico à espera da continuação!
Beijos
 
. . .
Deixei cair um beijo lá para os lados do Escondidinho" em Stº António dos Cavaleiros... era meu, agora é todo teu e veio da Póvoa de Stº Adrião ;)
 
. . .
Olá António...
no Detalhes há um mimo para ti...
Jinhos...
(mais tarde comento, tá?)
 
. . .
Meu Amigo

Passo apenas para desejar uma santa noite...
esperando que te encontres melhor
Um beijo(*)
 
. . .
passei p desejar bom resto d semana
 
. . .
Querido amigo...
A ansiedade da rapariga concorre com a apreensão do pai...
Nós podemos tentar adivinhar o que seria melhor para ela... mas ela mesma... tem que experimentar...
Nunca se sabe onde pode conduzir um sonho...

Beijinhos...
 
. . .
Caros amigos/as :
Ando com problemas na minha página não consigo fazer o login , logo não faço posts nem comentários com link , agradeço do fundo do coração as visitas visitas e comentários .

Abraços

António B. ( Moinante )
 
. . .
Obrigada pela informação meu anjo!
Amo tudo o que tenha figuras de pin-ups!
Um doce beijo pra ti e um ótimo restinho de dia!
 
. . .
Bom dia...Acho que estou tão anciosa como a Natércia,um futuro cheio de surpresas para ela , e para mim o mistério. continuo espera do proximo epi. Quanto aos anónimos sinceramente. um bom resto de semana.
 
. . .
Um olá...
Um adeus...
Um beijo perdido num campo de miosótis ressequido...
 
. . .
Isto vai, estou a ver! A pobre da rapariga ainda vai ter muito que passar... A história já está toda traçada na tua cabeça ou vais improvisando aos poucos?
 
. . .
Advinha-se o que terá ficado decidido, em breve a Natercia vai embarcar numa "aventura"...

Deixa-me dar-te os parabéns pela forma como conduzes este conto pois estou a gostar muito.
beijinhos
Nadir
 
. . .
Voltarei cá quando estiver melhorzita, pois já vi que há novidades :)

beijooo

Até já!**
 
. . .
Querido Amigo!

Estou sensibilizada com a história desta jovem Natércia.

Quantas e quantas pessoas sonharam e deixaram as suas famílias e amigos em busca de uma vida melhor, e de novos conhecimentos...

A história está linda!

Beijinhos com carinho

p.s. tenho algo pra ti no meu blog
 
. . . Enviar um comentário



<< Página Principal

This page is powered by Blogger. Isn't yours?