tascanight.blogspot.com               " Conversas sem ferrolho !!!? "                         Deseja boas vindas ao visitante                         Passe um momento agradável na nossa companhia   

" Conversas sem ferrolho !!!? ": " PATER DEDICATU " *
***********************************************************
* * « EM SITUAÇÃO DE INCENDIO LIGUE 112 ou 117 . Ajude a protejer . » *
***********************************************************
Anúncio sem fins lucrativos , é o café da malta .
*
* SmileyCentral.com " Click aqui para mais informações " SmileyCentral.com
" Como lá chegar "
*
***********************************************************
*
. . * O tempo. Avisos da Protecção civil. Conselhos a seguir. *
* Previsões para os próximos dias *

***********************************************************

Porque pode acontecer a todos nós .

.

Telefone: 282 405 400

e-mail: dic.portimao@pj.pt

***********************************************************

. .
***********************************************************
" agloco " regista-te clica aqui .
***********************************************************

.

-  Edição de 17 março, 2007 -

 

" PATER DEDICATU "

.
.
.......Aproximasse o " Dia do Pai " , juntando o útil ao agradável , hoje faço um duplo post . No qual inicio com umas quadras por mim elaboradas , e dedicadas : a quem me fez pai ( à minha filha Beatriz [ sete anos ] ) , e a todos os pais biológicos e não biológicos , por este imenso mundo espalhados ...
Concluo , com a edição de mais um episódio do romance , que tenho vindo a publicar , que se enquadra , perfeitamente , na data que se avizinha ...
..
.

................................." Ser pai ... "

...
.................................Vi-te pequenina
.................................Tamanho de feijão
.................................Meu sonho era uma menina
.................................No meu coração

.................................Deste-me alegria
.................................Em sonho também
.................................Foste o que pedia
.................................No ventre da Mãe

.................................A seis de Junho
.................................Nem queria acreditar
.................................Maior que um punho
.................................Só sabias chorar

................................Dos meus olhos és a luz
................................A surpresa do teu aparecer
................................Pois nunca supus
................................Que te viesse a ter

................................Vi-te pequenina
................................Tamanho de feijão
................................Meu sonho era uma menina
................................No meu coração ...
.
...........................Obrigado filha , por me teres feito pai ...
.
.
.
.« Amar um " filho " , sem ser pai ...»
.
. »

.Talvez seja um blog romance .

Continuação. .


( XIII Parte ) .


.....Custódio já não sabia o que fazer , correu a aldeia de lés a lés , perguntava às pessoas que encontrava se o tinham visto , e dele nada sabia . Passou mais uma ronda pelas adegas e vendas , podia ser que se tivessem desencontrado , sem nada de novo saber . Antes de regressar a casa de Chico , passou novamente por casa dos pais , e nada ... Enquanto regressava para junto da irmã , ia pensando na dificuldade que tinha cada vez mais , em entender as manias do pai , naquilo em que as pessoas se transformam , a intolerância e a obsessão , o que o levou a ter tantas atitudes reprováveis ... O dia ia passando , o Sol cansado das alturas já havia começado a descida , à procura do aconchego da Terra . Mas o calor , esse ainda era intenso , e Custódio depois de tanto palmilhar , regressava cansado , preocupado e desiludido .
Enquanto Custódio andava nesta azáfama , em casa de Chico , os trabalhos do parto já tinham terminado . Vera adormecera depois de amamentar o filho , a pequena novidade dormia na alcofa , que aninhara todos os filhos de dona Anacleta .
Chico repunha a água gasta , as mulheres , umas na cozinha outras no alpendre , lavavam e arrumavam os utensílios utilizados no parto . Dona Filomena fazia uma barrela com as roupas da cama de dona Anacleta , quando chegou o seu filho Custódio , escalfado e com cara de caso :
- Então filho , o que é que se passa !? ( perguntou-lhe a mãe , admirada ) .
- Não acho o pai , falei com o Chico se ele podia cá vir ver o neto ... O Chico disse que sim , e eu fui à procura dele , mas não estava em casa , a égua e o cavalo estão lá , já virei a aldeia do avesso e não o encontro ... ( disse Custódio , lamentando-se ).
Dona Filomena ficou pensativa , ele estava em casa quando ela recebeu a noticia , e ele sabia o que se passava , porque ela lhe dissera ... O que o filho lhe disse ficou-lhe a remoer o pensamento . Chico vinha chegando com mais uma carga de água , Custódio foi dar uma ajuda a descarregar os cântaros , era a última viagem que ele fazia , as reservas de água ficavam novamente em ordem . Durante minutos , a mãe de Custódio, pensou e repensou onde poderia estar Justino , até que repentinamente , algo lhe veio à ideia :
- Filho ... ( chamou ela ) .
- Diga mãe . ( respondeu Custódio ) .
- Quando a tua irmã nasceu , aconteceu a mesma coisa , contigo não , ele estava no campo e só soube quando chegou a casa , mas com a tua irmã ele estava em casa , e sem darem conta ele desapareceu , o teu avô Alberto é que foi dar com ele na ermida de Santo António , era para lá que ele em pequeno fugia , quando alguma coisa mais grave lhe acontecia ... pode ser que esteja lá , vai lá ver ... Tenho esse pressentimento . ( disse dona Filomena , ao filho ) .
Custódio nem pensou duas vezes , de novo se fez à estrada ... Atravessou a aldeia de Este para Norte , por atalhos e travessas , rapidamente chegou ao sopé do outeiro , onde se localiza a ermida , ainda tinha de subir uma ladeira empedrada , que termina numa pequena escadaria que dá acesso ao adro interior da ermida . Cá debaixo não avistava ninguém , e a porta da ermida estava fechada ... Aqueles segundos de pensamento , deu tempo para recuperar o fôlego . Sem mais demoras iniciou a subida a bom ritmo , mas quando começou a subir a escadaria as pernas já tremiam . Quando entrou no adro , olhou para o lado direito de imediato , em cima do assento embutido na parede por baixo da grande janela em arco , estava uma garrafa cheia de vinho , olhou para o lado esquerdo , sendo o adro simétrico , estava o pai sentado , de cotovelos em cima nas pernas e de cabeça apoiada nas mãos . O pressentimento da mãe estava certo . Estava estático , nem dera pela sua presença . Porque raio estava ele ali naquela encenação , pensou ele ... Custódio , lentamente avançou até junto do pai e sentou-se a seu lado , o velho Justino sentindo a sua presença , levantou a cabeça olhou para o filho , e voltou à posição inicial . Assim estiveram durante alguns minutos , até que Justino falou :
- Como é que está a tua irmã ?? ( perguntou ele , de voz trémula ) .
- Não está mal , para o que lhe aconteceu ... ( disse o Custódio ) .
- Já temos gente nova ?? ( voltou a perguntar Justino , no mesmo tom ) .
- Sim pai , já é avô ... ( respondeu o filho , sem ter tempo para acabar o que dizia ) .
- E então ... ?? ( continuou ele , sem levantar a cabeça ) .
- É um menino , um valente rapagão ... Vá venha comigo , venha ver o seu neto .( disse Custódio , colocando o braço sobre os ombros do pai ) .
Justino , ergeu-se trémulo , e avançou direito à garrafa de vinho , pegou nela e deu-a ao filho . Custódio pegou na garrafa e ficou a olhar para o pai boquiaberto , enquanto ele descia as escaleiras da ermida , não o estava a reconhecer , o que é que se passava com o velho Justino , não rabiou , não berrou ... Justino chegando ao fim das escaleiras olhou para trás , e voltou a falar :
- Então , o que é que fazes aí especado ??? ( perguntou ele , ao filho ) .
Custódio acordou , desceu apressado para junto do pai , e iniciaram o caminho para casa de Chico , Justino caminhou sem nada dizer ...
Vera e o filho ainda dormiam , o Astro pouco mais tinha para dar , já se sentia uma pequena brisa , que arrastava o cheiro dos campos . Cá fora no alpendre , estavam as mulheres e o Chico , tinham acabado de matar a larica , e conversavam amenamente com algumas visitas , que entretanto tinham acabado chegar .
Para o Custódio e para o pai , a caminhada tinha terminado , Justino em frente ao portão do quintal do Chico estancou , olhou para o chão e assim esteve durante quase um minuto , levou a mão direita ao bolso das calças e tirou um pequeno cavalinho de cortiça , talhado à navalha cortiçeira , voltou a olhar para o portão e assim ficou , estancado ...

.Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência
.
Moinante = A.J.S.B.
.
Continua brevemente ..

***********************************************************

.
Comentários ( diga de sua justiça ) Tesoiradas : . . .
Grato pela visita.


II ENCONTRO DE BLOGS EM ALVITO


AOS 21 DE ABRIL DE 2007


ESTAMOS ELABORANDO O PROGRAMA:

-COMUNICAÇÕES S/ BLOGS

-MOMENTOS DE POESIA

-CANTARES ALENTEJANOS

-VISITA AO PATRIMÓNIO CONCELHIO


MARQUE JÁ NA SUA AGENDA!


MAIS NOTÍCIAS MUITO EM BREVE.
 
. . .
Olá!
É claro que antes tinha que passar por tua casa. Por isso ainda não te ter dito. Com ainda não tive tempo para vir ler o teu texto, deixei para mais tarde. Gos de todos, sabes bem. Mas tu nunca podias passar em claro. És dos meus. Sabes, grande amigo, esta Europa diz-me pouco. Tenho de acabar um douturamento que tenho deixado andar para trás, brincar mais uns tempos com os meus netos e ir para onde posso ser útil. Na África, ao lado das crianças. Andei por lá em tempos, a dar aulas, e percebi que em Portugal não temos utilidade. Lá sim. Lá podemos ajudar e tornar-nos em pessoas úteis. Mas, caso as condições o permitam, cá estarei no teu blog para ler o que mais ninguém escreve como tu. Por enquanto, ainda, como te disse, tehno muitas coisas para tratar. De qualquer forma vou continuar a escrever prosa e poesia, mas para publicação. Nada neste País. Não me falta por esse mundo fora onde publicar. Abraços. Amanhã venho ler o texto.
 
. . .
Fiquei emocionadissima com o poema que dedicou á sua filha...
Ambos têm que dizer um obrigado ao outo... Um por ser pai..e ela por ser filha da pessoa maravilhosa que és!

Quando ela for mais crescida e tiver acesso ao que escreves...ouvirás da boca dela um: OBRIGADA PAI!

Quanto ao texto...estou a seguir com a máxima curiosidades..tudo quanto se passa naquela familia!

Amanhã...virei ler, mais atentamente...gosto de reler...

Abraço amigo da

Maria
 
. . .
Umas Lágrimas sentidas!
Lindo poema, mas que lindo. Como dizemos aqui Brasil ameiiiiiiiiiii ...
Parabéns para essa linda flor no teu jardim!
Ela deve ser tal qual o pai descreveu.

Bom, mudando de assunto, vim ver o que Chico anda fazendo..rs..
-Vejo que continua como sempre um homem dedica isso é bom!!!

Que bom que Custodio encontrou o pai “Justino “
E que coisa mais encantadora do Justino heim!Com o cavalinho de cortiça talhado à navalha, será que vai dar de presente ao bebê?
Expectativa.....!

Importantíssimo também à parte em que Justino pensa sobre a intolerância do pai.
Muitas vezes as pessoas que são assim não sabem que são. Enfim....


PS: segui tua dica..rs..., passei o batom, sacudir a poeira e dei a volta por cima literalmente.

Abraços e boa semana!
 
. . .
Gostei da tua prosa e do teu poema. Hoje estou uma sentimentalona :)

beijinhos e uma boa semana
 
. . .
Hoje até gostei mais do poema do que da prosa! :) Excelente!!!!
Hoje, os Heróis do Mar são novamente os convidados de honra lá no meu Forte nos trópicos.
 
. . .
Fiquei comovida com tanta dedicação e tanta pureza nas palavras.
Parabéns.
Bjokas gandes
Madalena
 
. . .
encantador ...........
 
. . .
A feijãozinho é gemeos!!! :))) eu também, faço anos no dia seguinte, a sete! Gostei de ler : pais biologicos e não biologicos!
Resto de boa semana!
 
. . .
Amanhã, "Férias em Natal" - Episódio 3!!! :)
 
. . .
Olá!!!

Passo a correr (desculpa)...

venho dar-te um beijinho (atrasdo)...pai!


:)
 
. . .
sempre que aqui venho perco-me leio releio , mas que dom ...
um grande abraço .
 
. . .
Lindíssimo, o poema para a tua filha! E continuei a ler, suspensa da continuação. **
 
. . .
Parabéns! Temos aqui um grande Homem, um Homem de valor, que soube aprender com os seus próprios erros e evoluir à custa do seu trabalho e força de vontade.
Fica aqui a minha homenagem sincera.

Tentei publicar este comentário no teu post mas não consegui, deu erro. Gostava que o pusesses tu, usando o meu nome.

Cigana
 
. . .
Esta parte da história comoveu-me profundamente! Todos temos os nossos fantasmas e todos os enfrentamos das mais variadas formas.
Bjs
 
. . .
Bom dia moço,
gosto tanto tanto tanto....
não é do blog, não são dos textos...
sim, do senhor policia que nos manda fazer comentários.
 
. . .
Lindo o teu poema, um grande obrigado a tua filha que um dia ele vai retribuir, quanto ao Chico, bem, continuo presa ao texto à espera de mais....

Beijinhos e bom fim de semana.
 
. . .
só hoje pude passar e fiquei estupefacto com a continuação da tua veia de escritor ... está confirmado , pertences a eles ...
 
. . .
lindo poema dedicado à filha. parabéns.
 
. . .
não há palavras para descrever tanta emoção ... espetáculo
 
. . .
Quem dera se no mundo todas as crianças fossem amadas por seus pais e quem dera se todos os pais fossem amados e respeitados por seus filhos..... Gostaria muito de viver num mundo assim...

Quanto ao texto...será que uma nova vida irá mudar o "jeitão" rude de Justino?..hehehe

Beijos
 
. . .
123
 
. . . Enviar um comentário



<< Página Principal

This page is powered by Blogger. Isn't yours?